Atividade digital interativa em que o aluno identifica e posiciona o marcador no relógio conforme a hora apresentada, promovendo leitura de horas em relógios analógicos e digitais e compreensão de intervalos temporais.
Dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou celular).
Raciocínio temporal: leitura e compreensão de horas e durações.
Entendimento de unidades de tempo e sua conversão (h, min, s).
Planejamento e organização através da gestão de horários.
Atenção e coordenação para ajustar corretamente os ponteiros conforme a hora indicada.
Português: escrita de horários ("às dez horas e quinze minutos") e expressão numérica.
Ciências: relações entre ciclo diário e fenômenos naturais (dia e noite, tempo de luz solar).
Educação Familiar: registro de horários de refeições, estudo, lazer, etc., promovendo hábitos saudáveis.
O Jogo do Relógio da LudoGames é um recurso digital eficaz para os anos finais do Ensino Fundamental (3º e 4º anos), alinhado às habilidades EF03MA23 e EF04MA22 da BNCC. Por meio de exercícios interativos de leitura analógica e digital, ele fortalece a compreensão temporal, promovendo planejamento, percepção temporal e autonomia dos alunos.