Jogo do Ábaco

Jogo do Ábaco

É uma ferramenta digital que simula o ábaco para trabalhar o sistema de numeração decimal (unidade, dezena, centena, milhar), permitindo que o aluno componha e decomponha números.

Ficha Técnica

🧠 Componente curricular e ano (BNCC)
  • 2º Ano - Matemática - Números
    Leitura, escrita, comparação e ordenação de números até 999; valor posicional e papel do zero
    Habilidade: EF02MA01
  • 3º Ano - Matemática - Números
    Composição e decomposição de números naturais (até 4 ordens)
    Habilidade: EF03MA02
  • 4º Ano - Matemática - Números
    Composição e decomposição de números naturais (até 5 ordens), relações com potências de 10
    Habilidade: EF04MA02
🎓 Objetivos Pedagógicos
  1. Compreender o sistema de numeração decimal e o valor posicional de cada algarismo.
  2. Desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento numérico.
  3. Identificar composição e decomposição de números em diferentes ordens (unidade, dezena, centena, milhar).
  4. Estimular habilidades de atenção, concentração e coordenação motora (ao manipular o ábaco digital).
🛠️ Recursos Necessários

Computador ou tablet com acesso ao navegador.

📚 Sugestões de Uso (Metodologia)
  • Introdução: Apresentação do ábaco digital, explicando unidades, dezenas, centenas e milhar. Realizar exercícios iniciais com números simples (1 a 9).
  • Progressão: Introduzir dezenas, depois centenas e milhar. Propor composição/decomposição de números (ex: 123 = 1 centena + 2 dezenas + 3 unidades).
  • Prática: Realizar sequências de desafios, conferindo as respostas e discutindo estratégias.
  • Desafio adicional: Trabalhar operações básicas (adição e subtração) visualmente com o ábaco digital.
✅ Competências e Habilidades Desenvolvidas

Pensamento lógico e resolução de problemas (Comparação, ordinação, decomposição).
Cálculo mental e entendimento do zero (função do zero no valor posicional).
Atitudes investigativas e persistência, fornecendo múltiplas tentativas no ambiente digital.
Responsabilidade digital, pois exige foco e interação com meio tecnológico na educação.